IRIRGS realiza Assembleia Geral Ordinária e eleição para o biênio 2020 – 2021

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) realizou, durante a manhã de sexta-feira (29), Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a apresentação e aprovação da prestação de contas da Diretoria e do relatório da gestão 2017-2019. Houve também a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo para o biênio 2020 – 2021.

Primeiro item da ordem do dia, o relatório financeiro da entidade foi apresentado pelo tesoureiro, Paulo Ricardo de Ávila, que iniciou detalhando os contratos ativos, os motivos para a contratação de cada serviço, a origem de receitas, o destino das despesas e o número de associados, que estão todos em dia com as mensalidades.

Principal projeto do IRIRGS, os dados da Central de Registro de Imóveis (CRI/RS) também foram apresentados. Segundo informações, até o dia 22 de outubro, a Central totalizava 27.531 usuários ativos, 2.159 empresas cadastradas, 49.953 buscas e 60.151 certidões materializadas.

Finalizando sua participação, Ávila destacou a relevância da prestação de contas e da participação dos associados nos assuntos da entidade. “É importante que mais pessoas estejam presentes na gestão do IRIRGS, porque é isso que a gente quer, trabalhar com transparência e em conjunto com todos vocês”.

O relatório da gestão 2017 – 2020 foi apresentado pelo presidente, Cláudio Nunes Grecco, que iniciou sua fala destacando que todas as decisões tomadas foram pautadas pelo espírito coletivo. “Nada do que foi feito, foi feito por a, b, c ou d, tudo foi feito em conjunto com a diretoria e principalmente, com o pessoal da retaguarda. Eu estou muito feliz de ter feito parte da criação do Instituto e de ter sido presidente, porque foi uma gestão, na minha opinião, muito boa”, ressaltou.

Uma linha do tempo foi construída detalhando os passos da gestão, que partem do dia 24/11/2017, quando a entidade foi criada, indo até 01/11/2018, quando foram iniciadas as atividades da CRI/RS e o lançamento da plataforma para o público externo, em 10/10/2019.

As principais conquistas, as atividades que resultaram em êxitos, os principais pontos de debate enviados à Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ/RS) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os atos junto ao legislativo, as atividades em andamento e os convênios firmados durante a gestão também foram mencionados pelo presidente.

A criação da comissão especial, instituída para debater propostas de revisão e de alteração da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR/RS) e para revisar, retificar, ratificar e editar comunicados, notas, enunciados, manuais e afins também foi apresentada.

Segundo dados apresentados, entre os anos de 2018 e 2019, foram realizadas 144 reuniões. Sendo 16 de diretoria, 26 a respeito da CRI, 26 em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), 21 com o judiciário e 7 com a prefeitura de Porto Alegre.

O presidente finalizou sua apresentação reforçando que os bons resultados apresentados não devem ser considerados inteira responsabilidade de nenhuma parte, mas sim do trabalho em conjunto. “Esse não é um mérito meu, do Lamana [João Pedro Lamana Paiva, presidente do Colégio Registral do RS], ou de outra pessoa. Ele é resultado de um trabalho desenvolvido e pautado sempre nas boas práticas e na transparência”.

 Eleição

Coordenada pela comissão eleitoral, a nova Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo foi eleita por unanimidade para o biênio 2020 – 2022. O mandato será iniciado em 1º de janeiro de 2020 e deve ser finalizado em 31 de dezembro de 2021.

Diretoria Executiva eleita:
Presidente: Denize Alban Scheibler
– Registros Públicos de Casca
Vice-presidente: João Pedro Lamana Paiva – 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre
Secretário: Erik Esswein Muller – Registro de Imóveis/Anexos de Aratiba
1º Tesoureiro: Paulo Ricardo de Ávila – Registros Públicos de Teutônia
2º Tesoureiro: Débora Cassol Richter da Silva – Registro de Imóveis de Carazinho

Conselho Deliberativo eleito:
Mario Pazutti Mezzari – 1º Registro de Imóveis de Pelotas
Sergio Mersserschimidt – Registro de Imóveis de Santa Vitoria do Palmar
Julio Cesar Weschenfelder – Registros Públicos de Vera Cruz

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário