Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) será lançada em 10 de outubro em Porto Alegre

Autorizada a operar após a publicação do Provimento nº 33/2018 (confira) da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (CGJ-RS), a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) será lançada oficialmente no próximo dia 10 de outubro, em reunião-almoço, na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

O evento terá como público-alvo autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, tanto estaduais, quanto nacionais.  Registradores, notários, advogados e corretores de imóveis gaúchos que desejarem participar devem adquirir ingresso diretamente com a Secretaria do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), através do e-mail contato@irirgs.org.br.

O presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, lembra que a CRI-RS já atende às novas legislações, que dispõem sobre a modernização dos serviços registrais. “É uma iniciativa que tem como fundamentos a eficiência e segurança jurídica. Em um futuro muito breve, a CRI-RS será o portal de entrada para acesso a serviços de registros eletrônicos para todo o País”, disse.

Já o presidente do Colégio Registral do RS, entidade que também atuou no desenvolvimento da Central, João Pedro Lamana Paiva, afirma que a ferramenta é um avanço para toda a sociedade, pois beneficiará cidadãos e órgãos públicos, auxiliando no combate a crimes. “É um serviço importante para a comunidade”, disse.

A Central de Registro de Imóveis

Em funcionamento desde o dia 05 de outubro de 2018, a CRI-RS é uma plataforma eletrônica que integra os serviços prestados pelos 228 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado, oferecendo agilidade e segurança jurídica para todos os usuários. A Central é administrada pelo IRIRGS e atualmente conta com mais de nove milhões de matrículas cadastradas.

Com a facilidade do ambiente online, a plataforma evita o deslocamento do usuário, seja empresa, órgão público, registrador ou tabelião, até um cartório físico para a realização de diversos atos. Atualmente já estão disponíveis para o público quatro tipos de serviços: 1. Pesquisa na Central; 2. Busca nos cartórios; 3. Visualização de matrículas; e 4. Solicitação da certidão.

Para conhecer e utilizar o portal, basta acessar: www.cri-rs.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário