Artigo: Abertura de empresas no RS bate recorde no primeiro semestre – Por Marta Sfredo

A criação de negócios formais no Rio Grande do Sul ganhou fôlego no primeiro semestre. De janeiro a junho, 92,7 mil empresas abriram as portas no Estado, alta de 14,3% ante igual intervalo de 2018. O número é o maior para o período desde o início da série histórica da Junta Comercial (JucisRS), que disponibiliza dados em seu site a partir de 2003.

Especialistas costumam apontar que o salto na abertura de negócios tem relação, em parte, com a crise econômica. Como o mercado de trabalho segue recheado de dificuldades, mais pessoas decidem apostar em empresas próprias. Nem sempre essa decisão se mostra efetiva.

Os microempreendedores individuais (MEIs) foram os principais responsáveis pela criação de negócios no Estado de janeiro a junho. No período, os MEIs inauguraram 76,3 mil negócios (82,2% do total).

Para ter seu CNPJ enquadrado nessa categoria, o empresário deve faturar até R$ 81 mil por ano e pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria em questão.

*Marta Sfredo é jornalista e assina a coluna +Economia de Zero Hora, focada em análise de cenários local e global, negócios regionais e empreendedorismo.

Fonte: GaúchaZH

Deixe um comentário