Assembleia Geral Ordinária do IRIRGS aprova contas da entidade

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) promoveu, na tarde de segunda-feira (24.06), a Assembleia Geral Ordinária da entidade. O encontro ocorreu após a reunião de Diretoria da entidade, realizada durante a manhã, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

Assim como o Colégio Registral do Rio Grande do Sul, o IRIRGS possui muitos pleitos em andamento na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-RS) e Assembleia Legislativa do Estado (AL/RS), visto que as entidades trabalham muitas vezes em conjunto.

O presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, iniciou a apresentação com as principais conquistas já consolidadas no semestre, dentre elas o início das atividades da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS), a publicação do cronograma de inspeções, a participação ativa na revisão da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), bem como na elaboração da nova Lei de Emolumentos, os pedidos de reconsideração de emolumentos na usucapião extrajudicial, na Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), a proposição de um Projeto de Lei (PL) sobre repasse do ISS municipal, dentre outras ações em parceria com o Colégio Registral do RS.

Em seguida, Grecco apresentou os números atuais da CRI-RS, que hoje já conta com a adesão de 100% dos cartórios de Registro de Imóveis do Estado. Atualmente, a CRI-RS possui mais de 13.756 usuários ativos cadastrados, 1.056 empresas ativas cadastradas e um total de mais de nove milhões de matrículas.

Em seguida, foi apresentado aos presentes o cartório do Estado que mais realizou serviços na CRI-RS, que é o Registro de Imóveis da 3ª Zona de Porto Alegre. Ainda, foram apresentados os números de serviços para cada ato realizado na plataforma, sendo eles a pesquisa na Central, a visualização de matrículas, a busca na Central e o pedido de certidão.

O presidente apresentou o que foi alcançado também com relação à serviços externos desenvolvidos para a entidade, como a consultoria extrajudicial com a Extrajud, o planejamento orçamentário com a E-Tab Tecnologia e Gestão e a assessoria de comunicação com a Infographya Comunicação.

Estiveram presentes na AGO, o presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, a vice-presidente, Denize Alban Scheibler, o secretário, Erik Esswein Müller, o coordenador da CRI-RS e 1º tesoureiro, Paulo Ricardo de Ávila, o representante do Conselho Fiscal, João Pedro Lamana Paiva, e o secretário administrativo Lucas Tadeu Costa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário