IRIRGS realiza reunião mensal de Diretoria e debate assuntos de interesse da classe

Com o objetivo de alinhar e debater assuntos de interesse da entidade e seus associados, o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) realizou, durante a manhã desta segunda-feira (24.06), a reunião mensal de Diretoria. O encontro ocorreu na sede da entidade, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

A reunião iniciou com o relato do coordenador da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS) e 1º tesoureiro do IRIRGS, Paulo Ricardo de Ávila, explanando sobre as atualizações da plataforma. Dentre os principais pontos abordados, a penhora online foi discutida, sendo salientada a necessidade de ser realizada uma revisão do texto, bem como trabalhar na normativa para propor mudanças na Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS).

Em seguida, foi debatido o acesso de advogados e demais cidadãos à CRI-RS por meio da Assessoria Jurídica Gratuita (AJG). Na ocasião, os diretores falaram sobre a comprovação de necessidade do recurso da AJG e o padrão a ser seguido para solicitar este documento. A ideia é que seja utilizado o mesmo conceito que a Defensoria Pública do RS utiliza, onde o recurso possa ser utilizado por pessoas que ganham até dois salários mínimos. Ainda, foi comentada a criação de um módulo específico para esta matéria na CRI-RS.

O presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, discutiu a possibilidade de criação de um data center da própria entidade, visando a segurança dos dados. Segundo Grecco, é preciso estudar um local para implantação dos equipamentos, bem como analisar os custos para viabilizar as condições de realizar o investimento.

Ainda foi debatida a consulta de emolumentos, dispensa e antecipação (um pedido de manifestação da CGJ-RS), a qual já está sendo trabalhada pela assessoria da Extrajud, o planejamento orçamentário e parte dos pagamentos devidos que a entidade deve realizar, além de demais assuntos gerais.

Participaram da reunião o presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, a vice-presidente, Denize Alban Scheibler, o secretário, Erik Esswein Müller, o 1º tesoureiro, Paulo Ricardo de Ávila, o representante do Conselho Fiscal, João Pedro Lamana Paiva, o registrador de Não-Me-Toque, Edison Ferreira Espíndola e a registradora de Lajeado, Juliana Follmer Bortolin Lisboa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário