Representantes da Comissão da CRI-RS reúnem-se com Caixa Econômica Federal e Caixa Imóveis

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Durante a tarde desta quarta-feira (05.12), representantes da Comissão da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS), composta pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul e pelo Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), reuniram-se com membros da Caixa Econômica Federal (CEF), de Porto Alegre, e da Caixa Imóveis, de Brasília, na Casa do Registrador Gaúcho. Entre os principais objetivos do encontro, estava o debate sobre a padronização de processos envolvendo a compra e venda de imóveis no Estado e a utilização da CRI-RS pela Caixa Imóveis.

Na ocasião, os membros da CEF de Porto Alegre colocaram em pauta 13 questionamentos, levados para os representantes das entidades e da Comissão da CRI-RS, sobre as exigências feitas por registradores gaúchos nas transações imobiliárias, uma vez que são realizadas cerca de 800 transações por ano no Estado. A ideia era compreender o posicionamento das entidades acerca dos temas e definir um alinhamento dos procedimentos.

Os questionamentos abordavam os processos relativos à leilões, alienações fiduciárias, escrituras públicas, notificações, bem como a obrigação do reconhecimento de firma, cópia autenticada, regularização de área, dentre outros. Ficou definida pelos presentes que uma das formas para buscar alinhar os procedimentos e padronizá-los seria por meio de um comunicado conjunto do Colégio Registral do RS e do IRIRGS, enquanto entidades associativas, para orientar os associados.

Já os representantes da Caixa Imóveis, uma empresa privada do grupo Caixa com sede em Brasília, que realiza outras frentes ligadas ao registro, abordaram o uso da CRI-RS. A ideia seria acrescentar novos módulos e realizar uma parceria.

Estiveram presentes o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, o presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, o diretor de Informática e Ensino do Colégio Registral do RS, Paulo Ricardo de Ávila, o tabelião de notas de Ivoti, Adriano Damásio (on-line), o representante da empresa Sky Informática (empresa desenvolvedora da CRI-RS), Fabrício Muller (on-line), gerente nacional da Caixa Imóveis, Luis Henrique Silva, o gerente de negócios do Portal Integrado da Caixa Imóveis, Lincoln Silva, a coordenadora da filial de Porto Alegre da CEF, Andrea Hastenteufel, a assistente da filial de Porto Alegre da CEF, Eliani Matos Santos, e o escriturário da filial de Porto Alegre da CEF, Humberto Chaves.

Fonte: Assessoria de Imprensa