Reunião mensal do IRIRGS discute atualizações sobre a Central de Registro de Imóveis do RS

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Membros do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (10.09), na Casa do Registrador Gaúcho, para a reunião mensal de Diretoria, onde foram debatidas as atualizações sobre a Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS), principal pleito da instituição.

Na ocasião, foi mencionado pelo presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, que a CRI-RS (que aguarda a publicação de Provimento pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul autorizando o início de seu funcionamento), já está em testes e foi pauta de reunião com a Caixa Econômica Federal (leia mais aqui). Ainda, o presidente relatou que a CRI-RS foi apresentada ao juiz-corregedor Maurício Ramires, que está à frente da demanda no TJ/RS, sendo recebida positivamente pelo magistrado.

Segundo estudo realizado pelo administrativo do IRIRGS, a CRI-RS possui adesão de 91 serventias extrajudiciais, sendo que destas, 56 fazem parte dos 100 maiores cartórios de Registro de Imóveis do Estado. A Central já conta também com a inclusão de 6.791.648 matrículas no sistema.



Dentre os demais temas abordados, foram discutidas a contribuição mensal das entidades e a importância do apoio à Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), a aprovação da nova identidade visual do instituto, a união estável perante o Registro de Imóveis e as intimações de alienação fiduciária. Também estiveram na pauta as notas sobre prazos de protocolo, e a reunião sobre o QR Code na Corregedoria-Geral da Justiça do RS (leia mais aqui).

Participaram do encontro o presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, a vice-presidente, Denize Alban Scheibler, o 1º tesoureiro, Paulo Ricardo de Ávila, o 2º tesoureiro, Julio Cesar Weschenfelder, o representante do Conselho Fiscal, João Pedro Lamana Paiva, o assessor da presidência, Adriano Damásio, e o secretário, Erik Muller.


Fonte: Assessoria de Imprensa