Reunião entre Colégio Registral, IRIRGS, Caixa Econômica e Sky define ajustes do Termo de Cooperação para início da Central de Registro de Imóveis

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Durante a tarde desta terça-feira (04.09), representantes do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) reuniram-se com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Sky Informática para tratar sobre a Central de Registro de Imóveis do RS (CRI-RS). A reunião ocorreu na Casa do Registrador Gaúcho e tinha por objetivo definir ajustes do Termo de Cooperação Técnica para início do uso da central, bem como demais alinhamentos técnicos.

Na ocasião, o diretor de Informática e Ensino do Colégio Registral do RS e representante da Comissão da CRI-RS, Paulo Ricardo de Ávila (por videoconferência), afirmou que o convênio deverá ser firmado com o IRIRGS, em cumprimento ao determinado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS).

Ainda ficou definido que, durante as próximas semanas, serão enviados arquivos para a realização de mais testes, antes do início do funcionamento da CRI-RS, dentre demais assuntos internos. Os ajustes para a finalização da CRI-RS ocorrem enquanto o Colégio Registral do RS, o IRIRGS, a CEF e a Sky Informática aguardam a publicação pelo TJ/RS que autoriza o início do funcionamento da Central. Atualmente a CRI-RS já possui a adesão de 91 cartórios e a inclusão de 6.791.648 matrículas no sistema.

No fim de janeiro, as três instituições já haviam assinado um Protocolo de Intenções para a implantação do módulo de Alienação Fiduciária, com o objetivo de consolidar a parceria que será firmada por meio de convênio. A inserção deste módulo visa trazer mais agilidade nas intimações e processos.

A reunião contou com a presença dos gerentes de filial da CEF, Evandro Vargas Fontoura e Milton Fontana, da supervisora de Processo de Execução Habitacional da CEF, Vanessa Landmeier, do auxiliar operacional da CEF, Luiz Antonio Thomas Fernandes, do diretor de Informática e Ensino do Colégio Registral do RS e representante da Comissão da CRI-RS, Paulo Ricardo de Ávila (por videoconferência), além dos representantes da Sky Informática, Fabrício Müller e Leandro Gugel e o secretário administrativo do IRIRGS, Lucas Costa.


Fonte:
Assessoria de Imprensa