Protocolo de Intenções para implantação do módulo de Alienação Fiduciária da Central de Registro de Imóveis do RS é assinado

  • Post author:
  • Post category:Notícias
Protocolo de Intenções para implantação do módulo de Alienação Fiduciária da Central de Registro de Imóveis do RS é assinado

Porto Alegre (RS) – O Colégio Registral do Rio Grande do Sul, o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram, nesta terça-feira (30), o Protocolo de Intenções para implantação do módulo de Alienação Fiduciária na Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS).

O Protocolo de Intenções objetiva consolidar a parceria que será firmada por meio de convênio, após publicação do provimento pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), para início das operações da CRI-RS. A inserção do novo módulo à Central visa trazer mais agilidade nas intimações e processos de alienação fiduciária para toda a população.

Segundo o gerente de adimplência da CEF, Alexandre Schuler, será instaurado um projeto piloto em seis cartórios de Porto Alegre para testar o sistema e promover melhorias e ajustes. “Este novo módulo na CRI-RS vai agillizar os processos de intimação, alienação fiduciária, amitigação e adimplência para o Estado. Nós da CEF temos muito interesse em assinar este convênio”, comentou. Atualmente, a CEF demanda cerca de cinco mil intimações por mês no Estado.

De acordo com o diretor de Informática do Colégio Registral do RS, Paulo Ávila, a negociação para implantação do módulo já ocorre há muito tempo com a CEF, uma vez que esta é a maior demandante da alienação fiduciária no Estado. “Nosso grande sonho é a uniformização de todos cartórios. Prestando um ótimo serviço, diminuímos as reclamações por conta de atendimento”, relatou. Conforme Ávila, a ideia é uniformizar o procedimento das intimações, evitando que se tenha impugnações e desperdício de tempo e recursos.

O presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, comemorou a assinatura: “Em breve estaremos fazendo estas alienações fiduciárias, intimações, através deste sistema, para todo o Rio Grande do Sul”.

O ato ocorreu na Casa do Registrador Gaúcho e contou com a presença do presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, do vice-presidente do Colégio Registral e presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, do gerente de filial da CEF, Alexandre Machado Schüler, e do ex-presidente e atual diretor de Informática do Colégio Registral do RS, Paulo Ávila.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa